Fotografia-Autoral

Fotografia Autoral: Conceito e Arte nas Imagens

abril 16, 2021

Não há dúvidas de que a fotografia é uma arte, não é mesmo? Afinal, por meio dela, fotógrafos conseguem fazer registros que expressam o seu olhar sobre o mundo e evidenciam o seu potencial artístico na fotografia. Muitas vezes, elas servem para dar sentido àquilo que o profissional deseja transmitir.

Aliando técnica e conhecimento, é possível ir além de um serviço e transformar o seu ofício em um complemento da sua vida e em uma atividade muito mais prazerosa. Isso é o que chamamos de Fotografia Autoral.

Onca-Araquem-Alcantara

Foto: Araquém Alcântara

 

Esse segmento teve destaque no mundo contemporâneo e tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. Aqui, o fotógrafo ganha ares de artista e consegue transformar um clique em algo poético e conceitual. Por meio dela, é possível expressar emoções e pensamentos, fazer denúncias e retratar o cotidiano.

Além disso, o ato de fotografar expõe aquilo que está dentro do profissional, criando imagens inéditas e, como já foi falado, ganha ares de obras de arte visuais, ampliando o campo dos sentidos de quem a vê, promovendo reflexões, emoções e sentimentos.

Nesse sentido, a fotografia autoral conta com uma ajuda primordial: a parceria com a câmera fotográfica, afinal ela será responsável por registrar esse olhar apurado, crítico, de beleza e/ou estado de espírito do profissional.

Sao-Paulo-Claudio-Edinger

Foto: Claudio Edinger

 

Além de tudo que está dentro do fotógrafo, é preciso também conhecer o seu equipamento, saber como extrair o melhor dele, a fim de revelar algo de qualidade e que também desperte algum sentimento em quem vê o registro.

Aí chegamos a uma outra característica da fotografia autoral: a identidade, uma espécie de digital, que é criada. É olhar para uma imagem e atrelá-la a um nome, como acontece nas artes plásticas, por exemplo.

Quando-eu-vi-Claudia-Jaguaribe

Foto: Claudia Jaguaribe

 

Como explorar este conceito de fotografia autoral

Por isso, é tão importante estudar e buscar referências. Se você quer desenvolver esse olhar, explorar o mundo da fotografia autoral, estude, tenha contato com as diferentes áreas da fotografia, mergulhe na variedade de temas e veja qual tem mais a ver com você – amplie ainda seus conhecimentos e troque informações com outros profissionais da área.

Fotografia-Autoral-Sebastião-Salgado

Foto: Sebastião Salgado

 

Há também no mercado cursos voltados para isso. Além disso, é importante buscar referências no mercado, conhecer mais sobre nomes importantes e como cada um desenvolveu suas técnicas. Busque ainda referências nas diversas artes, como cinema, design, literatura, entre outras, e dentro de você, no seu olhar em relação ao mundo.

O conselho que damos é: ARRISQUE-SE! Explore as diferentes formas de fotografar e escolha a que mais tem a ver com você! Afinal, a fotografia autoral possibilita inúmeros olhares. Escolha o seu e vá em frente!

Sandro-Miller-Juan-Esteves

Foto: Juan Esteves

 

Esperamos que tenha curtido nosso post. Venha conhecer nosso site. Adquira já o seu exemplar do livro História da Fotografia, de Claudio Edinger!

Por fim, siga-nos no Instagram também!

IpsisPUB – @ipsispub

IpsisPRO – @ipsispro

Ipsis Gráfica – @ipsisgrafica

COMPARTILHE

banner-02-pub

A IpsisPub

A IpsisPub possui 3 módulos essenciais que atendem a uma forte demanda de um mercado para produtos sofisticados, personalizados e sob demanda com preços acessíveis ao consumidor. tem como premissa básica oferecer aos consumidores de livros uma oportunidade de adquirir livros de artes e fotografia de autores consagrados com a impressão e acabamento produzidos em tecnologia avançada.
banner-pub-noticias-01