Código ISBN para livros de fotografia

ISBN: O que é? E para que serve?

julho 16, 2021

Você já deve ter reparado que em todos os livros há uma sequência numérica, não é? Você sabe o que são esses números e para que servem? Ele é o famoso ISBN, na qual diversos livros possuem. Aliás, esse será o nosso tema hoje.

O ISBN (International Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livro, em português) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os, inclusive por edição. Em resumo, é uma espécie de RG da publicação.

A difusão global do ISBN é a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação e isso tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo – para se ter uma noção, essa série numérica é reconhecida em mais de 200 países. Ela é composta de 13 números onde consta todas as informações da obra, como título, autor, país, editora e sua edição.

O ISBN é considerado um marco no mercado editorial, melhorando os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos.

Por meio dessa combinação é possível individualizar e catalogar as informações particulares e específicas de cada uma das publicações em todo o mundo. Livros, monografias, relatórios públicos, anais, seminários, encontros, mapas e publicações em braile são algumas obras que recebem o código.

Mesmo não sendo obrigatório, ele confere autoridade e credibilidade à obra, uma vez que ele a reconhece internacionalmente. Vale lembrar que somente com o ISBN é possível fazer cadastro e comercialização de um livro em livrarias físicas e digitais do Brasil e do mundo.

O codigo tambem e conhecido como RG dos livros

O código também e conhecido como RG dos livros

Onde está o ISBN?

E você sabe como localizar o ISBN em uma obra? Ele, geralmente, está na contracapa e na ficha catalográfica da obra. Além disso, o código, escrito ou impresso, é sempre precedido pela sigla ISBN e cada segmento separado por hífen.

Código no Brasil

Esse código identificador é controlado por uma Agência Internacional responsável por delegar funções a agências nacionais. No Brasil, a agência responsável por atribuir o ISBN aos livros editados em território brasileiro passou a ser, em 2020, a Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Como fazer

O processo de solicitação do código ISBN hoje é muito fácil. Primeiramente, é necessário apenas preencher o formulário online de solicitação do ISBN e enviar juntamente uma cópia da folha de rosto da obra a ser publicada ou, até mesmo, a obra completa. Saiba os detalhes aqui.

O valor para atribuir o código identificador a obra pela CBL é atualmente de R$22,00 e demora cerca de dois dias úteis para ser entregue. Outras informações relacionadas a valores e formas de pagamento podem ser consultadas no link.

Tem dúvidas sobre o que leva ou não ISBN? Nesse link você sabe tudo!

Todos os livros tem o seu ISBN proprio

Todos os livros tem o seu ISBN próprio

Enfim, esperamos que tenha curtido nosso post. Tem dúvidas de qual o tamanho e papel utilizar para o seu livro? A gente te ajuda! Acesse aqui. Venha conhecer nosso site, e veja como  produzir o seu livro. Aliás, nós registramos um código ISBN para o seu projeto. Conheça nosso site e nosso software, e venha falar conosco.

Por fim, siga-nos no Instagram também!

IpsisPUB – @ipsispub

IpsisPRO – @ipsispro

Ipsis Gráfica – @ipsisgrafica

COMPARTILHE

banner-02-pub

A IpsisPub

A IpsisPub possui 3 módulos essenciais que atendem a uma forte demanda de um mercado para produtos sofisticados, personalizados e sob demanda com preços acessíveis ao consumidor. tem como premissa básica oferecer aos consumidores de livros uma oportunidade de adquirir livros de artes e fotografia de autores consagrados com a impressão e acabamento produzidos em tecnologia avançada.
banner-pub-noticias-01