livros-sob-demanda

Livros sob demanda: conheça essa nova modalidade

junho 15, 2021

É cada vez mais comum no mercado editorial que os autores optem por não fazer grandes impressões de livros, que custam uma fortuna. Com os avanços tecnológicos – que trouxeram também os ebooks (formato digital para livros) –, uma nova modalidade vem tomando conta do mercado, satisfazendo tanto autores como leitores: a impressão de livros sob demanda, também chamada de PoD (Print On Demand). As vantagens da modalidade estão em reduzir custos de edição e ainda entregar um material de qualidade ao consumidor final.

A modalidade tem ajudado não só o mercado a crescer como também tem contribuído para que autores possam conquistar um espaço no mercado editorial. Aliás, na matéria publicada em O Estado de São Paulo no começo deste ano, mostra que o faturamento do mercado independente aumentou 40% e espera crescer até 70% em 2021.

A impressão sob demanda contribuiu para isso, já que trouxe a possibilidade de lançar ao mercado a quantidade de exemplares necessária para atender a demanda de leitores. Com isso, foi possível reduzir os custos e evitando colocar o capital em risco.

Afinal, o que seria a impressão de livros sob demanda?

Você pode estar perguntando: e como isso funciona? É tudo muito simples: o livro é vendido, a fornecedora recebe o pedido, já faz a impressão de forma rápida e envia à editora. Logo ele chega às mãos do consumidor final. Tudo isso, claro, com muita qualidade e rapidez.

O que acontece também é o autor bancar uma parte da produção desses livros. Uma pequena tiragem a um custo baixo, para que o leitor que adquiriu em pré-venda, por exemplo, tenha-o no lançamento.

Além disso, um ponto a observar sobre a questão da impressão sob demanda é evitar o desperdício. Muitas editoras produziam milhares de livros e, em alguns casos, ficavam encalhados. Hoje é possível pedir a quantidade que é necessária para aquela venda.

Como falamos acima, essa é também uma forma que autores independentes encontraram de produzir seus próprios livros de forma independente, sem depender de uma editora. Isso tornou o mercado editorial bem mais dinâmico.

Isso sem falar da qualidade que as publicações ganharam. Aliás, com o setor gráfico em desenvolvimento, é possível entregar produtos sem riscos, respingos ou borrões, com um ótimo acabamento, de uma forma que agrada clientes e autores.

livro-aberto

Qual a expectativa  de mercado para este ramo?

Como vimos, o mercado editorial está em franca expansão e a cada dia se transformando. Além disso, a impressão sob demanda trouxe novos olhares e perspectivas para isso. Além de vislumbrar um futuro – algo que muito foi questionado com a chegada dos ebooks –, é possível dar maior visibilidade às publicações e autores, com obras também nas prateleiras (para quem não abre mão do bom e velho livro em mãos).

biblioteca-livros

Print to Order é a mesma coisa que Print on Demand (Impressão sob demanda)?

Apesar da quase semelhança, os dois conceitos não podem se assemelhar, e iremos explicar o motivos. No caso da impressão sob demanda, ocorre a produção de poucas tiragens de livros, mediante a necessidade do momentos dos leitores, e por fim, é feito toda uma logística a fim de entregar os livros para a editora.

Referente ao termo “print to order”, o objetivo já muda um pouquinho. Isso porque as editoras não precisam se preocupar com a logística de distribuição dos livros. Basta disponibilizar os títulos dos livros no marketplace ou e-commerce.

E acredite, já existe muitas empresas que estão adotando o print to order justamente pelo motivo de diminuir ou cortar custos. Adotando este conceito, não haveria estoque de livros parados nas editoras ou lojas, e as 3 faces deste comércio (editora, autor(a) e consumidor(a)) sairiam beneficiados.

Desta forma, não haverá mais estoque parado de livros, situação que empatava o capital das editoras, impedindo novos investimentos e ampliação do catálogo, por exemplo. Assim, editoras, autores e consumidores acabam beneficiados por essa prática.

print-on-demand

O print to order tem muito alcance?

Neste conceito, o alcance aumenta bastante, por conta da internet. Atuando através dela, as editoras conseguem alcançar mais pessoas seja pelas redes sociais ou anúncios, e com isso, resultar em vendas para todo o Brasil. Um exemplo bem claro disso, é a IpsisPUB.

E funciona basicamente desta forma: A editora ou autor oferece o título do livro para a IpsisPUB. A mesma ficará disponível lá no site. Lá, o consumidor final faz a compra.

O pedido é enviado diretamente a gráfica, na qual realizará a impressão de forma rápida. Aliás, dependendo do livro, pode ocorrer de ter um pequeno estoque, o que facilita ainda mais o processo.

Por fim, é enviado o livro ao comprador com toda qualidade e excelência. Referente a valores, uma parte vai para a editora. E essa, não terá que se preocupar com custos de estoque e distribuição dos livros.

livros-sob-demanda-02

Enfim, esperamos que tenha curtido este conteúdo de livros sob demanda. Você tem alguma sugestão ou tema? Se tiver, comenta aqui embaixo!  Além disso, temos uma matéria bacana sobre fotografia autoral. Acesse ao post aqui.

Clique aqui para acessar ao site IpsisPUB, lá você encontrará livros de diversos fotógrafos conhecidos por todo o Brasil. Por fim, siga-nos no Instagram também para sempre acompanhar nossos posts:

IpsisPUB – @ipsispub

IpsisPRO – @ipsispro

Ipsis Gráfica – @ipsisgrafica

COMPARTILHE

banner-02-pub

A IpsisPub

A IpsisPub possui 3 módulos essenciais que atendem a uma forte demanda de um mercado para produtos sofisticados, personalizados e sob demanda com preços acessíveis ao consumidor. tem como premissa básica oferecer aos consumidores de livros uma oportunidade de adquirir livros de artes e fotografia de autores consagrados com a impressão e acabamento produzidos em tecnologia avançada.
banner-pub-noticias-01